Medicina Dentária Generalista

Descrição do serviço

Área que trata da prevenção e controle de patologias dentárias e promoção da saúde oral

através de um conjunto de técnicas e conceitos que, durante os tratamento vão habilitando os pacientes ao auto-cuidado, para que possam preservar e valorizar os tratamentos realizados. Manter uma boa higiene oral é sobretudo uma questão de Saúde. Desta forma está a evitar possiveis doenças e está a contribuir para um bem estar geral. Para além disso, se cuidar bem dos seus dentes e boca tem uma sensação de frescura e limpeza, um bom halito e um sorriso bonito.

A saúde oral começa com uma boa higiene. Para isso, são necessários os cuidados e orientação profissionais do seu Médico Dentista, em conjunto com um cuidado apropriado em casa da sua parte. É essa a parceria. Se seguir a rotina de cuidados em casa recomendada e tiver um cuidado profissional regular, manterá os seus dentes e gengivas mais saudáveis.

Por que necessita de profilaxia (limpeza profissional)?

A limpeza profissional remove a placa bacteriana, o tártaro e as manchas dos dentes. A limpeza deve ser feita no consultório pelo seu Médico Dentista ou Higienista Oral sob sua supervisão e estes devem-lhe dar informação acerca dos cuidados apropriados para os seus dentes e gengivas.

O que é a placa bacteriana?

É uma massa aderente, incolor, que se forma sobre os dentes e gengivas e que é constituida essencialmente por saliva, restos alimentares e bactérias nocivas. As bactérias da placa bacteriana alimentam-se de açúcares e outros hidratos de carbono e ao degradarem esses açúcares produzem ácidos que vão dissolver e destruir os tecidos dentários. A placa que se acumula junto à linha das gengivas e entre os dentes em locais de difícil acesso também pode ser prejudicial para as gengivas e osso. As bactérias da placa produzem tóxinas que podem irritar as gengivas fazendo com que fiquem vermelhas, inchem e sangrem – os sinais tipicamente associados à gengivite.
É importante reconhecer a gengivite porque esta é reversível. Não notada, ignorada ou simplesmente não tratada a gengivite pode, por vezes, progredir para uma fase mais avançada de doença chamada periodontite. É fácil ver por que motivo a escovagem e a limpeza entre os dentes com fio dentário ou outras formas de remoção de placa, são essenciais para manter os seus dentes e gengivas saudáveis.

O que é o tártaro?

Os minerais da saliva combinam-se com a placa na superfície dos dentes e solidificam formando um depósito irregular e desagradável chamado tártaro. O tártaro, que é principalmente mineral, cria uma superfície sólida que torna a remoção da placa mais difícil. A sua escova de dentes e fio dentário não conseguem remover o tártaro depois dele se ter formado. O tártaro só pode ser removido durante uma profilaxia dentária regular.

O que é que uma limpeza profissional faz que você não possa fazer?

Uma limpeza (destartarização) é uma operação de raspagem e de polimento para remover a placa normal, o tártaro e as manchas. Embora o objectivo principal da destartarização seja ajudar a prevenir as doenças das gengivas, também pode melhorar a aparência dos seus dentes deixando-os limpos e brilhantes. A raspagem é feita utilizando instrumentos para remover o tártaro dos dentes. O polimento com uma massa especial usando um instrumento motorizado remove a placa restante e as manchas de superfície causadas por vários alimentos, bebidas e tabaco. As superfícies polidas dos dentes tornam mais difícil a acumulação de placa e de restos.

Como aproveitar ao máximo a sua rotina de cuidados diários em casa.  Pode ajudar a melhorar a sua higiene oral fazendo com que o controlo da placa e do tártaro façam parte da sua rotina diária. Uma escovagem adequada ajuda a remover a placa das superfícies interiores, exteriores e de mastigação dos seus dentes.  A utilização do fio dentário ajuda a remover a placa e os resíduos do espaço entre os dentes, especialmente em áreas de acesso difícil e na zona imediatamente abaixo da linha das gengivas.

Entre visitas ao Médico Dentista, use uma pasta de dentes com flúor que proteja contra a cárie e reduza a formação de tártaro.  Consulte sempre o seu Médico Dentista regularmente (de 6 em 6 meses). É importante não só pelos seus dentes mas também para o despiste de outras Patologias Orais.

Médicos

DCIM100GOPROGOPR1148.

Dr. Miguel Pereira

Odontopediatria - Medicina Dentária Generalista - Cirurgia Oral

Cargos: Médico Dentista com actividade clínica nas áreas da Medicina Dentária Generalista, Cirurgia e Implantologia, Patologia Oral, e OdontoPediatria. Medico Dentista na Consulta Externa, Cirurgia e Implantes do Instituto Superior de Ciências da Saude -Sul.   Formação: Licenciatura em Medicina Dentária no Instituto Superior de Ciências da Saúde – Sul ( I.S.C.S.-Sul ), inscrito na Ordem […]