Ortodontia

Descrição do serviço

É a especialidade da Medicina Dentária que se ocupa do correcto alinhamento dos dentes e maxilares.

No obstante a ortodontia enfrenta problemas que vão muito além de alinhar os dentes, muitas vezes é preciso corrigir alterações da posição e crescimento dos maxilares.

A ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária que trata do correcto posicionamento dos dentes e maxilares, tanto por razões estéticas, melhorarando assim o sorriso, como por questões de saúde.

Normalmente, um Médico Dentista recomenda a colocação de um aparelho para a correcção orofacial dos pacientes, no entanto poderá ser necessário algum tipo de Cirurgia Ortognática para que a correcção seja completa. Através de um tratamento ortodontico, problemas como dentes sobrepostos, dentes mais para a frente ou mais para trás, posição incorrecta do maxilar e outros problemas são corrigidos.

Os pacientes com problemas ortodonticos podem beneficiar de um tratamento praticamente em qualquer idade. A altura ideal para a colocação do aparelho é entre os 10 e os 14 anos de idade, enquanto a cabeça e a face ainda estão em crescimento e a posição dos dentes é mais facil de ser corrigida. No entanto, como quaisquer ajustes na aparência facial podem ser traumatizantes para uma criança durante estes anos, os pais devem falar da questão com as crianças antes de se colocar o aparelho. Os aparelhos não são só para crianças, cada vez mais adultos também os usam para corrigirem patologias e para melhorarem os seus sorrisos.

Que tipo de aparelho terei de usar?

O seu Médico Dentista saberá que tipo de aparelho é melhor para o seu problema em particular.

Durante quanto tempo terei de usar aparelho?

Depende do plano de tratamento. Quanto mais complicado for o problema e quanto mais idade tiver, maior será o período de tratamento. A maior parte dos pacientes usa aparelho desde os 12 aos 30 meses, usando seguidamente um retentor durante alguns meses, e até vários anos. Este é colocado para solidificar e alinhar os tecidos à volta dos dentes que foram endireitados.

O tratamento com Aparelho Ortodontico será desconfortável?

Os componetes do Aparelho são ajustados em cada visita, fazendo alguma pressão nos dentes ou maxilares, estes podem ficar ligeiramente doridos. Os componentes também poderão ferir um pouco as mucosas mas o desconforto é breve. Deve lembrar-se que alguns dentes podem ter de ser extraídos para criar espaço para os dentes que estão a ser movimentados com o aparelho e para um alinhamento adequado dos maxilares.

Tenho de evitar alguns alimentos ou hábitos pessoais durante o tratamento?

Sim. Reduza os doces, batatas fritas e refrigerantes carbonatados, entre outros. As comidas doces e amiláceas geram ácido e  consequentemente placa que podem causar cárie dentária e doenças das gengivas. Corte os alimentos mais rijos como as cenouras ou maçãs em pedaços mais pequenos. Doces pegajosos como os caramelos podem causar danos e alargar o aparelho. Evite aperitivos rijos que possam partir o aparelho, incluindo as pipocas, nozes e doces mais duros. Não pode mastigar cubos de gelo, chuchar no dedo, trincar os lábios e fazer força com a língua nos dentes.

E quanto aos cuidados a ter em casa com o aparelho?

Com um aparelho, a higiene oral é mais importante do que nunca. Os aparelhos têm pequenos espaços onde as partículas de comida e a placa ficam presas. Use um colotório com flúor e escove os dentes cuidadosamente a seguir a todas as refeições com uma pasta dentífrica com flúor e com uma escova adequada.
Lave bem e verifique se os seus dentes estão limpos. Use o fio dentário e o escovilhão entre os componentes do aparelho. Limpe os seus dentes no seu Médico Dentista semestralmente para manter os dentes e gengivas saudáveis. Uma limpeza insuficiente enquanto se usa aparelho pode, para alem de cáries, causar manchas no esmalte à volta do aparelho ou dos componentes.

Quem me fará o tratamento de ortodontia?

O seu Médico Dentista é responsável por coordenar o seu tratamento dentário, o que pode incluir qualquer plano de tratamento de ortodontia, incluindo diagnóstico, exames e alguns procedimentos de ortodontia. No entanto, o mais natural será reencaminhá-lo para um Médico Dentista especializado em ortodontia, que normalmente so se dedicam a esta área e são especializados no desenvolvimento, prevenção e correcção de irregularidades dos dentes, maxilares e problemas faciais relacionados.

Médicos

Marta-Figueiredo2

Dra. Marta Figueiredo

Odontopediatria - Ortodontia

Actividade clínica exclusiva na área de Ortodontia Licenciatura em Medicina Dentária no Instituto Superior de Ciências da Saúde–Sul ( I.S.C.S.-Sul) Inscrito na Ordem dos Médicos Dentistas com a Cédula Profissional nº 4148 Pós–graduação de Ortodontia em Barcelona, leccionada pelo Dr. Duran Von Arx, intitulada: Ortopedia e Ortodontia – Multifunction System Pós-graduação em Ortodontia da Fundação Gnathos […]